
Sobre o Desejo em Psicanálise
O que queres? (“Che vuoi“?) esta é a pergunta que o psicanalista pode fazer ao sujeito, que fala sobre seus desejos mais íntimos, muitos jamais ditos em voz alta para si e para o outro. É a partir deste espaço construído no dispositivo psicanalítico em que o silêncio pode ganhar força de um dizer e revelar-se até como um barulho amplificado de uma voz, que nunca se cala e sempre denuncia os desejos mais inconfessáveis e até assustadores.
O Desejo enquanto um movimento não tem adjetivos, não conhece a gramática do bem ou do mal. Isso por essência causa conflitos no sujeito. É a dedução da relação com este desejo e seus efeitos, por exemplo, nas trocas de palavras (atos falhos), nos sonhos, nos esquecimentos e lembranças inexistentes, além do próprio sintoma. Estas são as vias ou trintas em que o Desejo surge, dando sua cara, ainda que o sujeito não queira vê-lo ou dele saber, ele insiste como uma mensagem a ser decifrada ou traduzida.
Informações sobre o evento e Inscrição
Em aula magna aberta e gratuita o psicanalista francês convidado Benoît Le Bouteiller percorrerá as grandes linhas que o psicanalista Jacques Lacan trabalhou em seu Seminário 6 – O Desejo e sua Interpretação.
A aula acontece dia 07-out, às 10h. O evento gratuito será realizado de forma online e a transmissão acontecerá através do Youtube. Para ter acesso e participar basta fazer a inscrição.

Benoît Le Bouteiller, da França/Brasil é, psicanalista, diretor do Instituto Internacional de Psicanálise, editor e professor da pós-graduação em psicanálise do Unis-MG, Brasil. Membro da Fondation Européenne pour la Psychanalyse.
Clique no link, abaixo, para fazer a sua inscrição no evento.
Sem Comentários