
No início de seu percurso teórico, Freud vislumbrou uma harmonização possível entre a demanda pulsional e os anseios civilizatórios, acreditando que a experiência analítica pudesse proporcionar ao sujeito a remissão de seus sintomas. Já a segunda metade de sua obra foi marcada pela problemática da condição de desamparo que atravessa o sujeito, bem como pelo mal-estar que o desloca num mundo sem quaisquer garantias.
Do início da construção da teoria psicanalítica até os dias atuais, inscreve-se a pergunta: “afinal, o que pode uma Psicanálise?”, não cessando de não se inscrever os efeitos dessa experiência tão rica quanto singular.
Em tempos de proliferação de diagnósticos, quando nem mesmo o mal-estar da normalidade se mostra suficiente para apaziguar os anseios de felicidade, convidamos você para estar com a gente nesse encontro imperdível, pensando questões sobre “O Mal-estar na Psicanálise: cura, diagnósticos, ética”.
Estará conosco o psicanalista Tiago Iwasawa Neves – Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do Laboratório de Psicanálise de Orientação Lacaniana (LAPSO/UFCG).
O evento é online, gratuito e requer a inscrição prévia, que pode ser feita através da página do evento.
Clique abaixo para ser redirecionado e obter mais informações sobre a série de conversas, realizando sua inscrição!
Sem Comentários