Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Publicado por em jul 7, 2017 em Notícias | 0 Comentários

Psicólogo e Psicanalista de Varginha apresenta trabalho em Congresso

Acontece neste fim de semana em Belo Horizonte o “Fórum Mineiro de Psicanálise”. O evento reúne psicanalista de diversas instituições brasileiras para refletir temas escolhidos previamente. Este ano o assunto em pauta é as dificuldades da psicanálise.

O psicólogo e psicanalista de Varginha, Me. Janilton Gabriel de Souza apresentará seu trabalho intitulado “Demandas: entre sujeito de direito e desejo”. O trabalho do psicanalista parte das dificuldades e desafios de atuação em uma instituição judiciária, Vara de Família, demonstrando as possibilidades de escuta e impossibilidades de manejos, neste dispositivo.

Além do psicólogo e psicanalista Janilton, também, estará presente o psicanalista Sílvio Memento Machado, que deverá tratar do tema: O que pode o psicanalista diante dos equívocos de um neurocientista?

O evento acontece a cada quatro anos e reúne psicanalistas brasileiros de diversas instituições.

 

Apresentação:

IX Fórum Mineiro de Psicanálise – “Dificuldades da Psicanálise”:

Há cem anos Freud escreve o texto Uma dificuldade no caminho da psicanálise (1917) e nele aponta as resistências à prática analítica. O modelo discursivo da época tornava rígidas essas resistências, que eram regidas pelo preconceito, por uma não aceitação das ideias e pelos conceitos trazidos à luz pela psicanálise, tal como o inconsciente e o sexual.

Com a psicanálise veio o terceiro golpe narcísico na civilização – o psicológico – onde ela desassossega: “O eu não é senhor de sua própria casa”.

O deslocamento da certeza científica de que o homem era dono consciente de si para outra cena que se apresenta nos atos falhos, nos esquecimentos, nos sonhos e nos sintomas, fere profundamente o amor próprio do homem. Sustentando o conflito pulsional consciente/inconsciente e seus efeitos, a psicanálise persiste em seu caminho.

Diante disso, o propósito do IX Fórum Mineiro de Psicanálise é um convite para refletirmos sobre as dificuldades da e na psicanálise, e como elas se apresentam 100 anos depois.

 

Publicar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *